Momentos

Quem mora na minha casa habita o meu coração.

Será uma família fundamental para Crescer? Um projeto que fala da família como alicerce para o crescimento integral da criança.

Falar da Criança do seu “eu”, implica falar de família.
Um projeto que se alicerça na sua identidade, alicerça-se primeiro na sua família, sua estrutura, porto de abrigo, abraço, cura de todas as dores, trampolim de descobertas e voos!
Família - Abraço - Emoção - Abrigo - Casa
Será uma família fundamental para Crescer?
Questiona-nos Eduardo Sá e sugere que será insubstituível!

Diz ainda que uma família serve para se estar vivo por dentro, para se estar acompanhado e para se poder estar em relações em que se descanse...Os pais servem para termos com quem nos zangar e para estar quando ficamos tristes, para abrirmos os nossos tesouros emocionais.
Os pais são “o génio da lâmpada”, mas serão eles também que, com a distância do silêncio trazem ao crescimento o lado de “lobo mau” de que o nosso pensamento se serve para fugir dele mesmo.

Uma família sugere encontros com ternura e permite que nos possamos descobrir... dar-nos à luz novos mundos em nós.
Brazelton afirma que quando nasce uma criança nasce uma família. Assim, trazer a família para a escola, a casa, o abraço, é trazer esse conforto e segurança para a sua nova realidade. É proporcionar-lhe referências securizantes capazes de espoletar novas descobertas e aventuras.

Segundo Sá o universo da relação rompe os limites do espaço em nosso redor. Uma família organiza uma constelação de afetos no nosso interior...os pais serão as estrelas que nos guiam na escuridão do desconhecido, dando-nos força e segurança para confiar, aprender e criar outras constelações de afetos.

Um projeto que trouxe para a escola os que estão dentro desse abraço a que chamamos “casa”, alargando assim esse abraço, partilhando o que é tão nosso com pares e adultos que agora também são “casa”.

Sala Rosa
Educadora Rita Carido
Auxiliar Carla Calado

Notícias

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

OUTROS ASSUNTOS

+ Livro de Reclamações Online

Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa

CONTACTE-NOS