Notícias

Da Baviera para a APIA.

Em março voltamos a reunir perspectivas educativas diferenciadas, desta vez num intercâmbio com a Caritas Fachakademie Bamberg.

Em março a Apia recebeu a comitiva de professores alemães da Escola Superior de Educação Caritas Fachakademie Bamberg.
A sinergia entre educadores e professores com outras realidades culturais e educativas é sempre uma experiência enriquecedora à qual abrimos portas sempre que possível.

Eram exatamente 10h00, fazendo jus à pontualidade alemã, que na manhã do dia 22 de março chegaram à escola professores de uma das principais escolas de formação de educadores, daquele país.
A representar a Caritas Fachakademie Bamberg, uma escola com 100 anos de experiência e com 350 alunos da Francónia, estava a vice-diretora Dra. UlriKe Roppelt acompanhada de professores de psicologia, metodologia da educação infantil, pedagogia da floresta, matemática e ciências da natureza.
O grupo conduzido pela Dra. Neide Pedro, diretora do departamento do Erasmus+ da GEB Education and Mobility in Europe foi acolhido pela nossa Diretora Pedagógica, Anabela Valente, que no ambiente familiar e informal da Apia recebeu calorosamente estes profissionais, oferecendo a todos uma das nossas iguarias gastronómicas - o pão de ló de Alfeizerão, confecionado pela nossa cozinheira Marina que recebeu rasgados elogios.

Seguiu-se um diálogo de horas em que se debateram história, fundamentos e metas educativas numa viagem emocionante e inspiradora onde se refletiu sobre as raízes da pedagogia como um todo e, posteriormente, sobre as especificidades decorrentes dos condicionalismos económicos, políticos e sociais. Um diálogo enriquecedor o que estabeleceu uma verdadeira sinergia de pessoas e ideias. Pessoas que acreditam que a Educação faz-se do cruzamento e encontro de diversas culturas e agentes educativos. Ideias que são o verdadeiro motor do desenvolvimento.

A manhã passou e as perguntas vivas e curiosas continuavam a fluir evidenciando as diferenças mas também o que esta comunidade global educativa tem em comum: o respeito pela individualidade da criança e o compromisso pela excelência. Tivemos ainda tempo para visitar as instalações da Apia e nas salas da nossa escola, as paredes “falam” e contam a história de uma pedagogia livre, expressão plena da arte nas suas múltiplas linguagens.

O tempo continuava a sua marcha impondo o fim do convívio mas o diálogo entre parceiros educativos asseguramos, vai continuar. Na Apia não há tempos nem fronteiras que limitem o nosso papel enquanto membros de uma comunidade global ativa e reflexiva.

Notícias

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

OUTROS ASSUNTOS

+ Livro de Reclamações Online

Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa

CONTACTE-NOS