Notícias

A equipa do Jardim Infantil Pestalozzi visita a Apia

Uma escola para a independência e responsabilidade encontra uma “escola onde se aprende a crescer”.

O dia 13 de outubro já estava a terminar quando a equipa de professores e educadores do Jardim Infantil Pestalozzi chegou à nossa escola. As mãos de todos os colaboradores da Apia estrategicamente representadas no placard da entrada convidavam, amenas e calorosas, à descoberta dos seus caminhos.

Ao longo de algumas horas fomos percorrendo as salas de creche e pré-escolar escutando, questionando e partilhando todo um cenário pedagógico rico e diversificado. As paredes também falam e, estas, cheias de cores, traços e figuras contam a alquimia dos afetos e do crescimento pleno de cada criança.

As questões sucediam-se rápidas e vivas, como sempre acontece entre aqueles que se dedicam com razão e emoção à arte de (bem) Educar. Acreditamos que não há educação sem partilha, sem comunhão no fazer, sem discussão do pensar e sem cruzamento de diferenças. Tecemos práticas, teorias e crenças, na certeza que a reflexão é o fio condutor que nos permite humanizar as escolas. Só assim poderemos, como desejava João dos Santos, transformar as escolas em oficinas de criatividade.

A Apia é uma escola feita de mãos e de portas abertas a toda uma comunidade escolar de referência a que orgulhosamente pertencemos. Defendemos que não deve haver fronteiras limitadoras da ação pedagógica. Todos aqueles que têm a firme convicção de servir a criança estão para sempre ligados.

O dia já ia longo. Escureceu. O tempo na nossa biblioteca parecia suspenso. Apetecia permanecer neste espaço mágico embalados pelas reflexões de uma visita interativa e gratificante para todos os intervenientes. Mas já tinha escurecido. Já não se ouviam as vozes das crianças e a azáfama da escola ia sendo substituída pelos ecos positivos da visita. Terminou o encontro destas duas “casas” bonitas, feitas de mãos e de luz habitadas por gente feliz! Ficou o convite para outros encontros. Afinal voltamos sempre onde somos felizes!

Notícias

  • Em caso de emergência, nós sabemos o que fazer.

    Primeiros socorros pediátricos uma formação que nos veio relembrar como agir, em caso de emergência.

  • APIA, uma casa de miúdos e graúdos

    “Quatro paredes caiadas, Um cheirinho a alecrim, Um cacho de uvas doiradas, Duas rosas num jardim, Um São José de Azulejo Mais o sol da Primavera, Uma promessa de beijos Dois braços à minha espera É uma casa portuguesa, com certeza! É com certeza, uma casa portuguesa!”..

  • Formação na APIA

    O lugar do livro para a infância como estímulo do desenvolvimento e aprendizagem na creche.

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

CONTACTE-NOS