Momentos

Abertura da biblioteca

A cartola dos livros está de volta. No dia 4 de outubro convidamos todas as famílias para um regresso animado pela contadora de histórias, Inês Blanc.

A biblioteca escolar da APIA está de volta e, para marcar o momento, convidamos a contadora de histórias Inês Blanc, com o projeto Contamimando, que nos trará uma animada dinâmica onde todas as famílias estão convidadas a participar. Do berçário ao pré-escolar esperamos por todos, às 16h00 para a abertura oficial da Cartola dos Livros.

O que é a Cartola dos Livros?

É um projeto de continuidade que tem vindo, ao longo do tempo, a realizar-se com o entusiasmo das crianças e famílias das respostas educativas de creche e pré-escolar.

Ao longo do ano letivo são várias as dinâmicas que se realizam onde o livro, em interação com a criança, toma papel de protagonista. Atividades como os contos de histórias no espaço da biblioteca têm-se revelado facilitadores do processo de desenvolvimento infantil onde o livro é utilizado como mediador da palavra e do pensamento, permitindo abordar e superar situações complexas, expandindo o mundo interno e evidenciando uma maior disponibilidade para aprender e para crescer.

A biblioteca da APIA funciona como uma biblioteca comum, onde cada criança tem uma ficha de leitor, onde se registam as requisições feitas ao longo do ano. Os livros são sempre acompanhados por uma ficha de opinião, que a própria criança poderá ilustrar, que deverá identificar com o seu nome, o nome do livro e na qual os pais podem registar alguma exclamação ou registo oral acerca do mesmo, tudo isto colocado cuidadosamente no saquinho da biblioteca que levam para casa, todas as semanas.

Na entrega dos livros, que acontece à segunda-feira e no espaço da sala, a educadora terá a oportunidade de partilhar com o grupo alguns livros e fichas de opinião mais significativos.
A requisição de livros na biblioteca escolar acontece todas as quintas feiras, de outubro a junho, criando assim de uma forma muito lúdica e em interação parental, o despertar para o livro, “despertando nas crianças o interesse pela obra literária, oferecemos-lhes uma excelente base para um diálogo interior, mediatizado pela história, convidando à ação imaginativa e sensorial, que ecoa e transforma o que é percebido no texto e na imagem que o acompanha.

O prazer da leitura e a promoção de práticas de interligação com o livro tornam-se, desta forma, promotoras do desenvolvimento equilibrado de competências cognitivas, sociais e afetivas que fazem parte da literacia e do desenvolvimento humano.



Notícias

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

OUTROS ASSUNTOS

+ Livro de Reclamações Online

Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa

CONTACTE-NOS