Atividades

Atividades Extra

Projeto Linguagens da Arte

Literatura, música, dança, expressão plástica e para todas as crianças. SAIBA MAIS!

O projeto linguagens da arte fundamenta-se na educação pela arte como linguagem universal, que promove o desenvolvimento de competências, que tem a capacidade de aproximar culturas, respeitando diferenças e que cria condições para a receção da aprendizagem.
O fim é o de levar as crianças a comunicarem e a partilharem os seus sentimentos e emoções, nas várias dinâmicas proporcionadas, apelando à criatividade.

Para além das oficinas semanais integradas no curriculum, visitam-se espaços culturais, exposições de arte, participa-se (sempre que possível) em várias performances de teatro, dança e outros espetáculos.
Este projeto teve o seu início em 2011 com o objetivo principal de dar continuidade a uma aposta de qualidade na área das expressões, para todas as crianças que frequentam a APIA, visando a promoção de seres mais competentes, criativos e intervenientes, imprescindíveis no mundo novo.

 

AS OFICINAS QUE FAZEM O PROJETO

 

 

Chuva de estórias - Berçário, creche e pré-escolar
Dinamizadora: Rita Carido

Esta oficina proporciona o contacto com os contos e com os livros, propicía a expressão oral e a expressividade, estimula a imaginação, o lúdico e a criatividade, favorece o desenvolvimento da linguagem e o aumento do vocabulário, bem como a leitura e a literacia, despertando o gosto pelo livro, pela leitura e pelo conto de histórias.


OBJETIVOS DO PROJETO

Estimular o gosto pela leitura, por ouvir ler, pelo significado da escrita e do falar das letras com o nosso interior.

Estimular a capacidade de expressão a vários níveis: verbal, plástico, emocional.

Facilitar as relações inter e intrapessoais que permitem o desenvolvimento do sentido de responsabilidade, do respeito pela diferença, da negociação como alternativa aos comportamentos.
.

Expressão musical - pré-escolar
Sons de berço - creche
Dinamizadores: Elsa Pires

A música como forma de expressão, faz parte da formação global da criança, a sua aprendizagem deve ser um processo análogo ao da aquisição da linguagem, pois através da audição e imitação, o processo de desenvolvimento do vocábulo torna-se consciente.
O contacto com diversos sons inicia-se desde a formação do ser humano no útero.
O bater do coração, a voz dos pais, são exemplos de que o som faz parte da vida de um ser humano, antes e após o seu nascimento.


OBJETIVOS DO PROJETO

Contribuir para a criança deixar fluir a musicalidade que existe dentro de si, permitindo que expresse as suas ideias e consiga libertar o seu próprio vocabulário musical.

Fomentar uma aprendizagem musical que permita à criança compreender uma parte fundamental da cultura humana.

Criar condições de estimulação musical e proporcionar um meio rico musicalmente onde a criança possa encontrar o que necessita para o seu desenvolvimento.

Arte nas mãos- pré-escolar
Dinamizadora: Rita Carido

A ingressão pela expressão plástica começa devagar com o objetivo de conquistar novas rotas artísticas.
Além dos momentos na oficina dentro da escola, onde se confeccionam tintas e se inventam suportes de arte, promover-se-ão momentos no exterior, como as visitas a museus, espaços que abrigam novas aragens e descobertas.
Da pintura à escultura, da assemblage à gravura, da performance ao cinema vários são os meios de expressão e criação em que o mais importante é o caminho e o processo de toda esta viagem.
Com a expressão plástica a criança exprime-se, o seu passado torna-se atualidade e as suas aspirações realizam-se.
É o jogo muito sério da criação.


OBJETIVOS DO PROJETO

Promover a espontaneidade criativa.

Desenvolver a relação entre o pensar, o sentir e o agir.

Estimular o raciocínio crítico criando valores sociais e éticos.

O corpo que fala - pré-escolar e creche
Descoberta do movimento pela dança - berçário
Dinamizadora: Ana Santos

A dança criativa ou educacional que se pretende desenvolver é constituída por propostas de movimento lúdico-expressivo-criativo, com o objetivo não de ensinar a dançar, mas o de promover o desenvolvimento integral da criança.
Trata-se de um campo de atividade educacional em que a movimentação rítmica espontânea do corpo no espaço, ultrapassa a dimensão cinética para tomar como objetivo o desenvolvimento equilibrado da personalidade.
Não é a perfeição artística ou a performance de danças que se pretende, mas um efeito benéfico da atividade criadora sobre a personalidade da criança.


OBJETIVOS DO PROJETO

Que através da dança, a criança:

Exprima e transmita em forma de movimento a sua interpretação da realidade, e articule, de forma harmoniosa, todas as solicitações do meio, desenvolvendo a criatividade e a integração social.

Desenvolva a sua capacidade critica e construa formas de conhecimento e relação.

Amplie a capacidade de resposta criativa, através da manipulação e convivência com ferramentas da dança como a música, coordenação, autocontrolo, disciplina, relações, em comunicação constante com o emocional, o social, o cognitivo, o físico e o psicológico.

 

 

 

DURAÇÃO DO PROJETO (ANUAL)

O projeto é (re)definido para cada ano letivo. Tem inicio em outubro e termina em junho.

 

AS OFICINAS

As sessões de cada oficina acontecem durante o dia em diferentes horários, em datas agendadas e são acompanhadas pelos professores responsáveis de cada oficina.

AGENDA DE SESSÕES

A agenda de todas as sessões previstas para este ano letivo é enviada aos pais, mensalmente via e-mail.

SUGIRA...

Se tiver sugestões de visitas, deixe-nos uma mensagem.

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

CONTACTE-NOS