A Escola

A Equipa

Anabela Valente

É diretora pedagógica da APIA, responsável pela resposta educativa de pré-escolar.
Colabora com a escola há 25 anos.
+ ver mais





Educadora de infância formada em 1992 pela Escola Superior de Educação de Lisboa.
Licenciada em psicologia educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, conclui em 2009 o mestrado na mesma área com a defesa da tese “Construindo um Jardim de Infância do outro lado do espelho: Da teoria à práxis do MEM”.

Exerce há 24 anos as funções de educadora de infância na APIA, sobretudo na resposta educativa do pré-escolar, onde atualmente é diretora pedagógica.
Colaborou como psicóloga no projeto Urban de 2000 a 2004: uma parceria entre a Câmara de Oeiras e o ISPA essencialmente nas áreas da educação parental, formação de professores e acompanhamento psicopedagógico de crianças em idade escolar.

No ano de 2005 fez parte do corpo docente da Pós-Graduação Intervenção Sociojurídica com crianças e jovens em risco da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Integrou de 2010 a 2013 a equipa da Escola Superior de Educação Maria Ulrich como docente, lecionando as cadeiras de Raciocínio Lógico, Educação Multicultural e Investigação em Educação do Mestrado em Ensino Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico.

Formadora desde 2000, tem colaborado com diversas Instituições tendo como grupo alvo: educadores, professores, auxiliares de educação e pais.

Define-se como uma “eterna aprendiz” do ato pedagógico que procura os sentidos e a cientificidade que conferem autenticidade às práticas. Agente educativa reflexiva, tem um percurso pedagógico de contínua partilha do ato de ensino/aprendizagem e encontra-se profundamente empenhada na transformação da escola num local de vida e não apenas de preparação para a vida.

Notícias

  • Em caso de emergência, nós sabemos o que fazer.

    Primeiros socorros pediátricos uma formação que nos veio relembrar como agir, em caso de emergência.

  • APIA, uma casa de miúdos e graúdos

    “Quatro paredes caiadas, Um cheirinho a alecrim, Um cacho de uvas doiradas, Duas rosas num jardim, Um São José de Azulejo Mais o sol da Primavera, Uma promessa de beijos Dois braços à minha espera É uma casa portuguesa, com certeza! É com certeza, uma casa portuguesa!”..

  • Formação na APIA

    O lugar do livro para a infância como estímulo do desenvolvimento e aprendizagem na creche.

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

CONTACTE-NOS