A Escola

A Equipa

Sofia Machado Rosa

É diretora técnica da APIA, responsável pela resposta educativa e social de creche.
Colabora com a escola há quatro anos.
+ ver mais

Sofia Machado Rosa, 38 anos, mãe de 4 filhos, Mestre em Supervisão Pedagógica pela Escola Superior de Educação João de Deus, escola onde também se formou inicialmente como Docente do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Durante 15 anos dedicou-se essencialmente à docência no 1º ciclo do Ensino Básico, porém com uma passagem por diferentes instituições de ensino, onde teve o privilégio de interagir em diferentes realidades e com diferentes modelos pedagógicos.

Parte da sua atividade profissional é ocupada pela prestação de serviços de consultoria pedagógica nas áreas da supervisão, do planeamento e dos instrumentos de gestão pedagógica.

Adicionalmente, é formadora na área das ciências da educação, registada no conselho científico-pedagógico, estando apta a ministrar conteúdos de promoção e mediação da leitura, novo acordo ortográfico, envolvimento parental no ensino, dinamização das reuniões de pais, entre muitos outros.

Ente vários projetos que foi desenvolvendo destaca-se a implementação de uma biblioteca numa organização escolar e a dinamização do programa “Novelos de Leitura” com elevado impacto ao nível da comunidade escolar alargada.

Ao presente momento, e no âmbito do seu envolvimento na comunidade local, é um membro ativo numa Associação de Pais de uma escola pública, onde mantém uma relação de parceria com os órgãos de gestão do agrupamento do Restelo.

Parte da sua formação está intimamente ligada ao facto de ser membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, um movimento de casais católicos que aspiram a um caminho de santidade através da família, segundo o ideal da Sagrada Família de Nazaré. Talvez por isso acredita que a pedagogia do amor é a estrada larga que conduz o processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança.

Notícias

  • Em caso de emergência, nós sabemos o que fazer.

    Primeiros socorros pediátricos uma formação que nos veio relembrar como agir, em caso de emergência.

  • APIA, uma casa de miúdos e graúdos

    “Quatro paredes caiadas, Um cheirinho a alecrim, Um cacho de uvas doiradas, Duas rosas num jardim, Um São José de Azulejo Mais o sol da Primavera, Uma promessa de beijos Dois braços à minha espera É uma casa portuguesa, com certeza! É com certeza, uma casa portuguesa!”..

  • Formação na APIA

    O lugar do livro para a infância como estímulo do desenvolvimento e aprendizagem na creche.

A NOSSA ESCOLA

A APIA dá resposta a cerca de 130 crianças nas respostas educativas de creche e pré-escolar e tem acordos com a Segurança Social e o Ministério da Educação.

              

CONTACTE-NOS